domingo, 1 de março de 2009

RJ - Rio de Janeiro

P1040339

Acabo de chegar do Rio de Janeiro onde passei 11 dias de férias. Confesso que ainda estou de “ressaca”  da viagem e a dissecar tudo aquilo que a cidade me passou.

Já tinha ido ao Brasil, mais propriamente ao Recife, e achei encantador, ainda que não tencionasse lá voltar. Foi giro. Mas não passou disso mesmo. E, por isso, dei  o Brasil por terminado nos meus planos de viagens.

Remotamente tinha no meu ideário passar um final de ano no Rio de Janeiro. Mas nada que fizesse muita questão de concretizar. Até porque encaro um pouco o Brasil para os Portugueses como os Lisboetas encaram a Costa da Caparica. Uma estância balnear onde se ……balnea, pois, claro! E para esse género de férias eu não nasci. Dá-me frenicoques estar ao sol enquanto existe mundo para desbravar.

Com todas estas idéias preconcebidas, deixei-me convencer, e ai me vejo em pleno Rio de Janeiro, com imensos dias para gastar e para descobrir a cidade.

Posso dizer que adoro viajar, mas quando estou num sítio novo, começo por detestar. É uma pancada minha.

Com o Rio isso não aconteceu. Amei de imediato. Ajudou muito ter por companhia alguém que adora a cidade e que fez/faz questão de me demonstrar, exaustivamente, as mil e uma razões que fazem do Rio de Janeiro uma sitio à parte.

O certo é que não foi preciso muito para eu me sentir em casa.

Ainda que estar no Rio seja completamente diferente de estar em Portugal. Apesar de partilharmos tanta coisa, o certo é que eles tem um modo de vida totalmente diferente. Melhor que o nosso em muitos aspectos. E senti que era super fácil fazer uma integração naquele ambiente.

Esqueci Portugal e o que cá deixei, senti-me completamente enturmada, super imbuída do espírito dos Cariocas. Incapaz de deixar de falar com sotaque brasileiro, com todos os tiques de linguagem dos ditos cujos.

Foi fácil mexermo-nos na cidade e disfrutar do que ela tinha para oferecer. Desde a praia, aos monumentos, à alimentação, às compras, aos teatros, aos transportes, ao modo de vida, em suma.

Adorei.

Faço tenção de lá voltar. Talvez não a breve trecho, mas gosto de pensar naquele bocadinho como uma segunda casa, onde posso sempre retornar e sentir-me bem. Se possível, sempre por grandes temporadas. Ainda que a idéia de dar um salto ao Rio como se vai ali à esquina não me saia da cabeça.

Se fosse mais perto, não tivesse tantas horas de vôo para lá chegar, entre outras considerações…era provável que o Rio passa-se a ser-me tão familiar como uma ida a Lisboa.  E com igual prazer planificaria uma escapada até ao outro lado do oceano.

P1030969Não sei dizer o que mais gostei. Era injusta para com tudo o resto. Posso só dizer, e a laia de dica, que a luz da cidade ao entardecer é soberba.

Nunca vi igual.

Imperdível.

8 comentários:

mfc disse...

Vê-se que ficaste perfeitamente encantada com a viagem.
Viajar continua a ser para mim um desejo constante.

Ana GG disse...

Ainda bem que gostaste.Deixaste-me com muita água na boca.

Como se portou o nosso amigo?

SRRAJ disse...

Hummmm ... fiquei tentada. E olha que não é fácil tentarem-me quando não estou para aí virada.
Beijo

Aprendiz disse...

Gosto do Rio, mas o nosso pôr-do-sol é melhor. Aliás, cai no mar, coisa que no Brasil só se pode ver em ilhas. Mas 11 dias de forró... inveja!!!! :D
Bem vinda ao mundo real!

Bjs

Kika disse...

mfc,

Partilho o desejo contigo. Mas sobretudo o viajar para mim é conhecer algo de perto e a fundo. Pode até ser ali à esquina, desde que parta destas permissas, é uma viagem.

:)

Kika disse...

Ana GG,

Por várias razões soube-me mesmo bem e há muito que não "viajava"desta forma.
O balanço da viagem ainda não o fiz com o nosso comum amigo. Não tivemos tempo! E como é dele a perrogativa de saber como se portou (e vice-versa como é lógico), não me posso pronunciar sobre o assunto.
Até lá fica sabendo que a gente não se dá dando-se. Ou será que dando-se não se dá?
Não sei... vou pensar!

Beijo!

Kika disse...

Srraj,

Acredita...vale à pena! E eu que sou tão exigente. Aquilo que me parece pior do que optimo já não presta. E neste caso gostei muito.

Beijo!

Kika disse...

Aprendiz,

Vou ter em atenção o teu reparo e no proximo pôr-do-sol (assim ele surja, porque parece que a chuva veio para ficar) em dia de descanso, vou precipitar-me para o pé do mar para o ver. Ainda assim acho que este nosso pôr-do-sol, que também gosto tanto é diferente do daquela longitude. Ali tem a luz meio embrumada a dar o toque.
Ou quem sabe teve naqueles dias!

Obrigada pelas boas vindas!