quarta-feira, 29 de abril de 2009

Roma V

Exaurida pelo muito que vi, fiz, corri e andei. O programa hoje foi muito variado e acabei por andar a acabar os "rabos" que tinha deixado de fazer noutro dias, por uma razão ou outra. Logo pela fresquinha (esta expressão não é minha, roubei ao Andarilho, e antes que ouça a desanda aqui fica o registo do copyright) fui a caminho de um mercado, coisa que quando estou fora gosto sempre de cuscar. Acho que é dos sítios onde mais se aprende sobre os hábitos de um pais. Não fugiu à regra. Muitos dos produtos são iguais aos nossos mas tem outras coisas que nada tem a ver connosco. Vou passar a olhar para as cougertes e para as alcachofras com outros olhos porque eles usam-nas em tudo. É o forte da coisa. Depois tem uns melões esquisitíssimos, umas quinhentas variedades de tomates (bicudos, redondos, pequenos, grandes......), imensos morangos e com uma cara tão boa! Nada a ver com os nossos que num espécime tem todas as fases de maturação. Estes são morangos mesmo! O arroz é vendido ao peso bem como os legumes secos e uma variedade imensa de lentilhas. Os espinafres são apanhados de uma forma diferente e.... para acabar, imagine-se camarão fresco, grande, grande, a 8 Euros. E isto é uma amostra porque neste campo é tudo muito mais barato. o talho............:) Vou parar com o assunto senão estou aqui a noite toda. Descrevo numa palavra. Encantador.
O mercado ficava no caminho para o Museu do Vaticano, onde fui a seguir e onde passei o resto da manhã. Está super bem concebido, o que mais gostei foi aquilo que me parece ser o menos importante que lá está guardado. Tudo o que dizia respeito ao período Romano. a Capela Sistina, que eram resmas, paletes de pessoas a querer ver me merece apenas e um comentário. Esta muito bem pintada, mas diz-me pouco.
Daqui e como estava com a febre de ir conhecer a zona do Transtevere la fui apanhar o 23 que passava lá perto. Dito e feito. Esta zona corresponde ao nosso Bairro Alto, e para se sair a noite em Roma, é onde se deve ir. Ao Transtevere. Fui lá jantar. Apetecia-me assim uma coisa muito típica, com comida, decoração e ambiente a condizer. Custasse o que custasse. Não foi muito bom. Mas apetecia-me...
A tarde consegui ainda descobrir o Panteão, que estava pejado, mas pejado mesmo, de turistas. Pareciam formigas. O que vale e que não atropelos de tipo algum. No caminho, e sim, porque me perdi de novo a procura do Panteão, fui ter a uma Piazza bem pequenina onde estava nem mais nem menos de que uma fonte que morria se não descobrisse. A Fontana della Tartarughe. Que tem umas tartarugas girissímas de pequeninas que são. Dei dois pulinhos de alegria!
Agora estou a começar a estar a contra relógio. Ainda me faltam coisas para ver, coisas para comprar e tenho mais um dia útil. O outro é o 1 de Maio. E não sei como funcionam eles neste dia. Se levarem os festejos a sério, estará tudo fechado e eu a ver navios.
Ah, é verdade..........hoje esteve sol. Muito! :)

2 comentários:

Anónimo disse...

a tua escrita serve-me de embalo para dormir bem.
bjs

Kika disse...

Anónimo,

Considera um privilégio leres-me. Já viste se não fosse possível? Não terias de dormir embalada na mesma? Na presunção que tudo estava bem. Ao invés de teres insonia pensando que podia não estar bem alguma coisa?
Já viste como mudando a prespectiva das coisas se tem outra visão?

Dorme bem :)!