segunda-feira, 27 de abril de 2009

Roma III



Nota de abertura: Este e um teclado italiano. Nao sei se por isso ou por caracteristica propria deste que utilizo nao existem acentos, tils ou ces cedilhados. Da-me um certo jeito ate porque assim estou dispensada de me preocupar com a pontuaçao (achei o ç), mas dificulta imenso a percepçao do que escrevo. E acredite-se que dou voltas a cabeça a tentar arranjar termos sem acento que digam a mesma coisa que outras com acento. Na impossibilidade vai mesmo assim e estou tambem a pensar seriamente em começar a escrever em Italiano ja que o falar continua dificil.


O meu dia hoje acabou mais cedo. Durante a tarde começou por aqui uma chuva diluviana que, apesar de eu ter guarda chuva (faz parte do equipamento existente no quarto para os hospedes, senao apanhava-me mesmo sem ele), me ensopou ate aos joelhos e me fez regressar a trote para casa. Espero que nao se tenham tambem acabado as ferias ao ar livre. E que ir para dentro de museus obrigada nao esta nos meus planos, ainda que mais remotos.


Ontem a noite a coisa ainda rendeu e corri o Campo de Fiori e a Piazza Navona. Ainda que tenha de la voltar de dia, adiantei serviço e fiquei a conhecer muito do que Roma tem para mostrar. Hoje resolvi ir para a Piazza de Spagna com a segunda intençao de tomar um banho de lojas. De preferencia de imersao. Estava necessitada. Mas se estava, continuo a estar. Para alem de muitas delas fazerem o favor de as Segundas de manha fecharem, nao sei se para balanço se para que, as existentes deixavam muito a desejar. Ou entao sao os meus olhos. Nao existe nada que se destaque, e achei tudo absolutamente impessoal. Sao as mesmas lojas que encontro em Portugal, dai que nada me apeteça comprar. Coisas de Italia, mesmo, mesmo, ainda nao vi! Estava mais satisfeita se gostasse de me vestir com coisas do tipo Roberto Cavalli. Brilhantes e coisas excessivas no vestir e mesmo com esta gente. Quase que nao acredito que o Armani tambem e Italiano.

Na Benetton aind nao entrei. Estou a guardar para a ultima com um misto de esperança e medo. Pode ser que la me consiga encantar com qualquer coisa e me salve de chegar com as maos a abanar depois de uma viagem de onde e suposto chegar-se co coisas giras e nunca antes vistas. Mas estou com um medo terrivel. Va que nem ai encontro nada? Estou temendo! E como tal mantenho uma distancia confortavel para evitar desgostos.


A Piazza e bonita e a Fontana de Trevi, que vi ontem, e encantadora. Como defeito unico sao os magotes de turistas que se acotevelam para tirar fotos e cuja mancha e tao grande que quase nem se veem os monumentos de tao apinhados estao. Era suposto ter chegado hoje ao Campo de Fiori para ver o mercado de frutas que fazem todas as manhas, mas foi-me dificil. Estes romanos nao fazem ruas direitas. As ruas sao tortuosas, cheias de becos, praças, fontes, esplanadas, igrejas, monumentos, obeliscos e outras coisas que tal que tornam tudo extremamente rico e delicioso de percorrer, mas que distraem quem por ali esta a passar e acaba por nao chegar onde quer rapidamente. Acrescente-se que nao me tem apetecido olhar para o mapa. Primeiro porque tenho a mania que me sei orientar, bastando seguir por onde parece, segundo porque estou diminuida de capacidades. As letras pequeninas do mapa sao um horror para que se consigam divisar e saber onde estou. O resultado e andar imensamente mais do que e suposto tendo conseguido visitar ja a Piazza de Venezia 4 vezes enquanto o Campo de Fiori nem ve-lo hoje consegui! Estava tambem em projecto ver o Panteao. Parece que e lindissimo, mas hoje tambem nao dei com ele. E ainda que pareça excesso de confiança, e provavel que amanha ainda la esteja a minha espera.
Entretanto estou a sentir-me perseguida. Altamente discriminada. Aconteceu-me duas vezes a mesma coisa. Daquelas que so se pensa que acontece no Algarve. Mas nao. Parece que em Roma e a par e passo, ainda que espere que nao se repita. Entao nao e que tiveram o topete de sugerir que eu saisse da esplanada, onde eu esperei para me sentar, para poderem ficar com a mesa livre para mais pessoas porque eu era uma e ocupava uma mesa com 4 lugares? Fiquei para morrer! Como pode? Pus o meu sorriso mais cinico e disse que ou comia ali ou nao comia de todo. E que se pagava queria comer onde entendesse. Hoje ao jantar fizeram o mesmo. Tinha de ir para uma mesa dos fundos se queria comer ali. Fiz birra de novo. E ganhei! Nao me faltava mais nada! Ser mal tratada assim! Logo eu! Bem sei que no Brasil me barraram a entrada no Copacabana Palace. Mas foi contra vontade que anui em acatar o que me disseram. Por mim tinha rodado a baina logo ali. Indecente esta gente!
Aparte estes apartes, continuo a gostar e ando a desforrar-me a comer pasta. Nao a toda a hora. Mas sempre com imensa vontade, porque adoroooooooooo pasta!

Amanha vou para o Coliseum. Assim o tempo o deixe!


2 comentários:

ANDARILHO disse...

Seguiste o meu conselho? Assim? Sem barafustares primeiro? Não sei se gostei...

Queres encontrar coisas giras e nunca antes vistas para comprar e enfias-te num avião para um destino qualquer da Europa? Pois, experimentaste a Zara? Vai que eles produzem artigos diferentes de acordo com as especifidades de cada país e tu, preconceituosa, não reparaste. É que o MacDonalds tem disso, sempre menus adequados ao país... (LOL)

Engraçadado que essas coisas de seres discriminada só acontecem contigo ou comigo, quando estou contigo. No Copacabana Palace eu percebi (e disse-te) que eles não eram muito adeptos do carnaval e se sentiram na obrigação (cumprimento de ordens superiores, certamente) de barrar a entrada quando confrontados com a tua fantasia de faxineira. Aí em Itália, não estando eu presente, não me está a ocorrer o motivo...

Beijos

Kika disse...

Andarilho,

Eu não barafusto. Nunca. Chamo à razão, coisa que é completamente diferente de barafustar. E não vês logo que é a faceta de tragico-comédia que surge comigo a queixar-me. Não só não fui à Zara como adquiri productos da região. Muito tipicos. Como uns lindos alabastros. Não me digas que não
gostas. Maçada!
Quanto a acontecerem coisas bizarras eu sei que tenho este apeeal. Será pelo nariz em pé ou pelas sobrancelhas subirem quando me chega a mostarda ao nariz? Ou será por pôr logo na cara o que sinto sem conseguir esconder?

Ainda estou para fazer uma zorra contigo. Contra terceiros como é obvio. É que por vezes te acho muito pacifico.