terça-feira, 28 de abril de 2009

Roma IV

Infelizmente muito daquilo que vou levar de Roma vai estar condicionado pelo tempo que aqui faz. O Sol ainda nao me apareceu, e se nos primeiros dias me queixava do calor que tinha, agora e a chuva que teima em nao parar. Ja percebi que e uma cidade impossivel de se visitar no Verao por causa do calor, mas assim, com este tempo, a coisa tambem nao corre la muito bem. Dificilmente me apanharao, nesta altura, numa outra viagem sem que seja para paragens proximas do Equador onde o bom tempo e certo.
Mas, e ainda que ja esteja azul, verde e as bolinhas cor-de-laranja com este tempo, estou a gostar imenso de Roma. Hoje finalmente posso dize-lo. Antes nao podia. Va que me precipitava? Como podia dar depois o dito por nao dito? Teria de arranjar um argumento enorme para mim e para os outros para nao ter a consciencia a chamar-me de incoerente. Mas finalmente, hoje, dei conta do porque de eu, desde que me conheço, ter uma vontade imensa de vir a Roma. Para alem de conhecer de cor todos os Asterix, de estar a terminar a leitura de uma serie de 7 (8?) livros sobre Imperio Romano, sempre tive um fascinio imenso por este periodo da historia. Imagine-se pois o quanto gostei de visitar o Coliseu. Para mim e um colosso. Adorei. E pode vir-se perfeitamente a Roma sem ver o Papa. Mas e um crime nao se ir ao Coliseu. Amei de paixao! Daquelas coisas que valem uma viagem inteira! Posso ir-me embora amanha. Valeu!
Fui tambem ao Monte Palatino ver o Palacio Imperial, ou melhor as escavaçoes do dito cujo, porque parece que o Mussolini na febre de fazer umas vias novas que atravessassem Roma de les-a-les, soterrou muita coisa que anda aos anos a ser escavada. De seguida, e porque fica tudo pegado, fui ao Forum Romano. E apesar de tambem aqui estar tudo um pouco "arruinado" existe ainda muito para ver e da para perceber como era aquele espaço antigamente e sobretudo de que forma era utilizado e como as pessoas ali circulavam. Escusado sera dizer...adorei! Nao me importo de ca voltar. Com o meu Irmao a reboque. Porque de certeza que tambem ele vai amar.
Quando terminei as visitas e uma vez que estava encharcada, enrregelada e tantas outras coisas terminadas em ada que se possam imaginar e tenham a ver com frio...muito frio, , tive que vir a toda a pressa para casa. Vim trocar de roupa. E sobretudo de sapatos...! Trouxe 2 pares. Estive para trazer tres, mas depois pensei, "La estas tu com as manias de combinar as coisas. Leva so dois. Se calhar so vais utilizar uns". Nao sei para que me ouvi. Tenho os dois pares encharcados e nao sei como vai ser amanha. Restam-me umas pantufas...
O resto do dia aproveitei, e por causa do mau tempo, para me ir enfiar a vsitar a Basilica de Sao Pedro. Que para mim nao e nada de especial. Vale sobretudo pela grandiosidade. Mas sinceramente? Nao gosto do decorador. E ainda tenho de la voltar. Parece que a vista da cupula e soberba e hoje ja estava fechada.
Ja nao vou mudar de alojamento. Consegui ficar neste sitio o resto dos dias. Pode dizer-se que estou no coraçao de Roma, num apartamento com cerca de 200 metros quadrados, onde aluguei um quarto e neste momento usufro do espaço por inteiro porque nao esta ca mais ninguem. Coitados dos donos! Nao ganham para o gasto. Tenho net, tv cabo, radio, aquecimento central, o frigorifico cheio.......enfim! Melhor que isto? Nao sei onde!
E antes que penda para a frente com o cansaço vou dormir. Antes ainda tenho de ir ver onde vou amanha e sobretudo...........que tempo vai estar!
:(

4 comentários:

Anónimo disse...

até que enfim que se abriu a luz ao fundo do túnel e começaste a gostar.sensibilizou-me quereres vivenciar tudo isso numa próxima vez com o teu irmão recordando talvez gostos mútuos das vossas leituras.Sinto-me orgulhosa e porque não "babosa" com a vossa relação de proximidade e cumplicidade.
beijinhos saudosos

Ana GG disse...

Tenho seguido os teus relatos. Estava a estranhar a tua desilusão.
Quando colocamos as expectativas muito altas aacaba por acontecer. No caso de Roma (só lá estive uma vez), nem que seja por momentos, à sempre qualquer coisa que nos surpreende e que adoramos.

Só é pena que o tempo esteja assim.
Goza bem o resto da tua viagem, nem que seja de pantufas.

bjo

Kika disse...

Anónima Mãe,

Sendo eu igual a ti tudo está mal mesmo quando está mais que bem. Dai estas queixinhas todas. Quanto à baba...não sabias tu que a gente se dava?
Parece mentira. :)!

Kika disse...

ANA GG,

Não precisei das pantufas porque o tempo compos-se e os sapatos (miraculosamente?) secaram. Mas serviu de emenda. Não volto a viajar em epocas de tempo pouco firme.
E não me ligues. Viajar nunca me desilude. Sou é queixinhas.

Beijo.