domingo, 26 de abril de 2009

Roma II

Cheguei a Roma ontem a noite. A deshoras! Acabei por me deitar era perto da uma da manha. Tudo seria diferente se tivesse vindo do aeroporto via Taxi, mas achei que pagar 50 dos meus preciosos e parcos euros numa viatura que me levasse a porta do hotel era coisa impensavel. Pois dito e feito, vim de comboio. Uns meros 11 euros e uma dor nas costas por andar com 19 kilos de mala a reboque. So isso.
O hotel? Esse ficava no fim do mundo. Longe como tudo. Fora de mao de todo e qualquer lugar. Em compensao era bem servido de transportes e a limpeza um primor de imaculada. Nao desgostei. Se bem que ao pequeno almoco tinha um jardim infantil de adolescentes a comer ao mesmo tempo que eu e a fazer um barulho ensurdecedor que tirava um Santo do serio. Mas sobrevivi.
Tive de acordar cedissimo para me precipitar para o Vaticano a toda a pressa nao fosse perder pitada da beatificacao. Esforco inglorio o meu. Podia ter chegado ao meio-dia que ficava exactamente no mesmo lugar e via tudo tao bem quanto vi. Ou seja...pouco. Ou melhor ei papei tudo mas nao achei graca alguma a cerimonia. Achava que iria assim ser uma coisa de arrepiar. Com o Papa e a beatificacao por junto. Mas nao! Coisa mais desechabida nao pode ter havido. Pelo menos para mim. Nao se gerou a minima empatia e a cerimonia correu sem emocao alguma. Ainda assim, qui ca, pode ter sido po ter sido toda, toda em Latim, lingua que so dou conta para me armar aos cagados a fazer citacoes. Mas mesmo assim...nao gostei. Fatima mete isto a um canto. E este foi um dia especial! Fara nos outros.
Fiquei tambem sem saber a que janela aparece o Senhor quando aos Domingos vem dar a sua mensagem ao mundo pois ele esteve ca em baixo a dar a Missa. Mas como vou la voltar, logo pergunto a quem passe por ali no momento. Espero que nao seja um Italiano...
O Paulo Portas estava ca. Pela indumentaria encontrava-se a passeio. Mas achei pouco proprio o pullover vermelho que tinha para a ocasiao. Nao, nao tirei foto alguma ao homem. Estou ressabiadissima. E que eu dei por ele. E ele? Deu por mi? Cumprimentou-me ou coisa parecida? Pois! Tambem nao tirei foto! Ora ora!
Entretanto mudei de hotel. Neste momento estou a dois quarteiroes da Basilica de Sao Pedro em pleno Estado do Vaticano. Decididamente este e o lado do rio Tibre onde se deve ficar. Tao perto estou que acredito ser possivel, e sem que seja necessario o vento estar a favor, ouvir o ressonar do Papa. Pelo sim, pelo nao, vou deixar a janela aberta. Pode ser que o vidro duplo abafe demais o som.
Os italianos?
Parecem-me sujos, feios, porcos e o mau estou em duvida se sao ou nao. Falam muito alto, coisa que abomino, e gesticulam e......! Ate agora so gostei dos taxistas. Curioso que em Portugal nao posso com eles! Aqui sao sossegadinhos. Sobretudo porque nao sabem o que me hao-de fazer e em que lingua me dirigir palavra. Isto porque estou completamente atada. Nao consigo dizer quase palavra em Italiano e falar em Ingles parece-me a coisa mais estranha deste mundo. Que sou uma extra terreste. Enfim. Handicaps que se revelam! Nao esperava tal de mim.
Roma e uma cidade cheia de turistas. Ainda nao parei de ouvir falar Portugues. Era bom que acabasse. Sentia-me mais longe dai, assim parece que vim para uma provincia Portuguesa. E ca tambem ha Brasileiros!
Quanto ao viajar sozinha?
Sem ninguem a empatar ou a ajudar demasiadamente?
Estou a gostar.
Curioso que da uma imensa sensacao de liberdade viajar-se assim e ao contrario do que se pode pensar nao me sinto nada so. Tenho pena de nao ter trazido o meu portatil, porque a vontade que fica e a de escrever tudo e tudo o que se passa comigo por aqui.
Agora?
Vou dormir...estou de rastos...
Ate amanha!

6 comentários:

SRRAJ disse...

Ainda bem que estás a gostar. Espero que não te esqueças do meu recuerdo. Pedi-te um italiano jeitoso, lembras-te?
Beijo

ANDARILHO disse...

Pois que gostei de Roma. Pela tua descrição é certo, pois pouco me lembro dela. Estava era com medo que chegasses aí e desatasses a dizer bem. Não seria bom sinal. Em menos de nada estarias farta. Assim é o normal teu, primeiro odeias e depois adoras. É certo que vais chegar com saudades deste primeiro dia. Tal como ficaste da confusão de gente nas ruas no Rio tendo em conta que, mal lá chegaste, disseste que estavas a odiar e nunca mais lá voltarias no carnaval. "É só barulho e gente que nunca mais acaba, não estou a gostar..."

A sensação de liberdade de quando se viaja sozinho não existe noutro contexto. Adoro.

Esqueceste-te de dizer, para disfarçar, que esse teclado não tem acentos? Vai que as pessoas pensam que tem e que és tu que não descobres a forma de os colocar. Pior, imagina que pensam que tu julgas que as palavras que têm acentos, não têm...

Outro assunto que me esqueci de comentar contigo, mas como é importante digo já não se vá dar o caso de me esquecer depois. Fiz scones. Bons que estavam. Comi todos.

Beijinhos

P.S. Sendo eu um doce, FINGI que não li a expressão despropositada "Sem ninguém a empatar ou a ajudar demasiadamente?" (Embora entre aspas, e sabendo tratar-se de uma citação, optei por colocar o acento na palavra "ninguém" só para que se veja que eu reparo na frase embora FINJA não ter reparado.

Anónimo disse...

Costuma dizer-se que quem corre por gosto não se cansa ou então quem não te conhece que te compre.Vou acrescentar ainda que filho de peixe sabe nadar que é como quem diz filha de cuca cuca será.Percebeste o trocadilho?
beijinhos distantes mas sentidos.

Kika disse...

SRRAJ,

Estou metida em grandes trabalhos porque não consegui trazer-te o recuerdo que querias. Nem para mim eu trouxe nada do genéro. Ficas chateada comigo? Eu tentei...:(

Kika disse...

Andarilho,

Como tu me conheces. Se tivesse gostado logo era de facto muito preocupante. Assim está dentro do normal.
Mas deixa que te diga que não mandei boca nenhuma com aquilo do gente a empatar. Nem para ti nem para ninguém. Por isso não ponhas chapéus que não são teus.

Picollo Baci...

Ps: Só ainda comi um bacalhau, que diga-se, estava extremamente apaladado (cravejado de sal) e com uma textura algo crocante (na parte do esturro). Gostava no entanto de provar outras coisas. Nomeadamento no campo da pastelaria. Sendo que não gosto de pudins nem mousses nem bolos.

Kika disse...

Anónimo,

Ainda que tenha tentado acho que algo me escapa neste trocadilho. Mas de facto pobre daquele que olha e não vê. Nao sabe o que perde.

Beijo