sexta-feira, 3 de julho de 2009

Desapego

auto-ajuda-sempre-tenho-relacionamentos-dificeis-460x345-br[1]

 

Não sei se assim de repente e num elencar de características da minha personalidade, alguém me atribuiria o apego como traço constante do meu carácter. O certo é que mesmo considerando-me eu super independente tenho esta vertente do apego muito marcada.

É um defeito enorme quando aplicado às “coisas”. Dificilmente me consigo separar de objectos meus. Prescindir de algo físico e palpável, seja o primeiro walkman que tive,  um livro  ou as imensas Holla que acumulo,  é para mim,  um pesadelo. Só o faço com muito critério, após enorme ponderação e ainda assim cheia de dúvidas, se lá mais para a frente nos anos não me vou arrepender amargamente de me ter desfeito deste ou daquele artigo.

Este apego tem também o lado que se aplica aqueles que me rodeiam.  E neste caso acho que é uma qualidade minha de que os outros usufruem. A mim não me traz grande mais valia.

Mas eu não sei estar e ser de outra maneira. Não sou capaz de deixar de estar presente, de deixar de me preocupar “com,” ou mesmo de não guardar um bocadinho do meu dia “para”.   Mesmo que com prejuízo próprio. O “outro” é-me importante.

Não volto as costas.

É por isso que me faz uma enorme confusão  o desapego e indiferença ao “outro” que por vezes me é mostrado nas relações pessoais.

2 comentários:

ANDARILHO disse...

Em relação às coisas antigamente também me era muito difícil separar delas. Guardava tudo e depois era um caos de cada vez que me tinha de separar delas. Agora cada vez menos, se deixa de me ser útil ou deixo de gostar, rapidamente as troco por outras que no presente gosto mais. Isto também porque gosto muito de comprar artigos do mais diverso, como bem sabes.

Em relação às pessoas também considero que estou muito mais independente. Actuo como actuam comigo e aprendi a gostar de fazer as coisas sozinho.

Bj

Kika disse...

Andarilho,

O ultimo paragrafo demonstra que nao percebeste o que escrevi. Eu não quero desapegar-me de quem gosto, nem ser mais independente ou fazer as coisas sozinha.
Gosto de ser apegada e que o sejam para comigo. É assim que entendo as relações. Seja de que natureza forem. Para serem intensas e valerem a pena têm de ter apego de parte à parte. É assim que as vejo e tenciono continuar com o mesmo comportamento.
Quando bate o desapego da minha parte as coisas já estão muito estragadas no sentido relacional. Torna-se extremamente dificil conviver com alguem estando desapegada. Com a agravante de ser má actriz e não saber disfarçar o meu incomodo com a situação.

Beijinhos