domingo, 19 de outubro de 2008

Verdades irrefutáveis

Esta minha vida não é fácil, como não me canso de dizer e repetir. Mas que se quer! Não posso evitar, se as coisas me surgem assim sem mais nem menos.

Faz parte do meu trabalho contactar com pessoas, muitas pessoas! Pessoas que ao longo do dia vão surgindo ao balcão com problemas mais simples, mais complicados, resolúveis, irresolúveis, imaginados, sonhados, ou até mesmo só para dar dois dedos de conversa e para que repita tudo aquilo que disse no dia anterior…

Dias há que tenho toda a paciência do mundo, dias que nem por isso, mas é super recompensador o retorno que me é dado.

Em regra…!

Outros dias o twiligth zone toma conta da conversa e eu fico assim a pensar ”Mas, mas….isto é verdade?!”. Capaz de me beliscar para ver se estou acordada ou a sonhar.

- Sr.ª Doutora, é mais Brasil ou África?

-Desculpe? Não percebi o que me perguntou…

- A Srª Doutora é mais Brasil ou África?

-A Senhora está a perguntar-me se sou mais Brasil ou África?

-Sim! Nasceu no Brasil ou em África?

-!!!!!!! Nem num sítio nem noutro…eu nasci cá em Portugal.

-Uhm…

-Mas porque é que pergunta?

-Ah…Sr.ª Doutora tem uma fala esquisita…

-Uma fala esquisita…não acho que não, mas se a Sr.ª o diz…

-Aí há coisa…

-Coisa?

-Sim, a Srª Doutora não quer é dizer…

-Não quero dizer? Mas porque havia eu de não querer dizer?

-Aí há coisa…….senão é a SrªDoutora, são os seus pais do Brasil ou de África!

-!!!!!! Bom, nem eu, nem pais, nem avós, somos do Brasil ou de África, todos nós nascemos cá…mas se a Senhora acha, quem sou eu para a contrariar!

-------------------------------------------------------------------------

Convém esclarecer que sou branquinha, branquinha, sem desprimor para as pessoas que vivem nessas paragens como é óbvio, cuja cor da pele, na sua maioria é mais escurinha. Não, também não falo com qualquer tipo de sotaque, e se o tiver é um detestável algarvés!

Atente-se também, a forma de trato com que a Senhora se me dirigia, altamente respeitosa, apesar das barbaridades que estava a dizer.

Não faço nem ideia onde foi a criatura buscar tal coisa, mas que foi, foi, e saíu da farmácia plenamente convencida da sua verdade. Eu nasci nas colónias, não quero é dizer!

Terá sido pelo meu cabelo?

É que tem muitos caracóis… ou será que ela sabe algo que desconheço?

Sem comentários: