quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A maçada que é o Natal para alguns

Este fim-de-semana dei por mim a pensar porque é que as pessoas que acham o Natal uma maçada se dão ao trabalho de o comemorar.

E isto porque fui a um centro comercial e de repente pus-me a olhar para quem lá andava às compras. Sobretudo as famílias. E vi tudo aquilo que não é a minha visão do Natal.

As pessoas fartas, exaustas. Elas afogueadas. Eles de mão nos bolsos a fazer figura de corpo presente, para que não  se diga que não participaram na festa.  Os filhos completamente fora de si em termos de mau comportamento. Um stress reinante e umas caras crispadas.

E porquê?

É verdade que o Natal  dá muito trabalho. Que é um período de grande azafama em que  toda a gente anda atarefada. Há muito para pensar, fazer, planear. Por todo o lado e a todos os níveis.

Mas para mim vale a pena todo o esforço dispendido.

Não é uma maçada pensar tempos infindos no que vou oferecer às pessoas que me são mais queridas. Perguntar a opinião a outras pessoas, ensaiar as escolhas. Não me maça.

Não é uma maçada  procurar exactamente aquilo que quero para dar a quem gosto.  Andar acima e abaixo até conseguir achar.

Não é uma maçada   “inventar” coisas para oferecer a quem me está mais próximo. Pôr intenção, convicção naquilo que estou a comprar.

Não é uma maçada para mim gastar dinheiro de uma forma que acho que me realiza e dá prazer aos meus. Não é consumismo. Se-lo-ia se ao comprar a/as prendas eu não pudesse explicar porque o fiz. Porque escolhi aquilo e não outra coisa qualquer. Mas eu sei.

E o Natal para mim é isso. Um tempo para estar mais próximo da família. Um tempo em que se dão presentes. E para os oferecer tive de pensar na pessoa a quem os vou dar. Nos gostos, no feitio, se gosta ou não. E faz parte do meu Natal dizer “Gostaste?” “Achei que ias gostar porque….”” Pensei nisto para te dar…mas resolvi não o fazer porque”. Conversar. Partilhar.

É isto que é Natal.

E nunca pode ser uma maçada pensar nos meus e naquilo que eles gostam. Se fosse, mais valia não haver Natal.

E  se existem pessoas para as quais comprar uma prenda para quem gostam é um frete, um cumprir de calendário, só tenho a dizer: Assumam esse frete. Não gastem dinheiro em algo destituído de toda a intencionalidade de dar. Não vale a pena. O acto de dar será completamente oco de sentimento. E isso sente-se. Porque pior  do que assumir que nada se dá  é dar contrariado ou fazê-lo porque é um hábito.

2 comentários:

mfc disse...

Não podia concordar mais contigo.
Um beijo

Kika disse...

mfc,

:). Tenho imensa pena que o Natal seja visto como um frete e mais, em regra são estas pessoas que dizem "Natal é quando um Homem quiser". É a chamada fuga para a frente.
Pena!
Beijo