domingo, 24 de fevereiro de 2008

Música

É uma mera sugestão...mas gostava que ouvissem esta música enquanto me estivessem a ler.
A imagem não interessa.
A música é linda.





Quem comigo priva sabe que onde quer que esteja estou acompanhada por música.
Sempre, sempre...se não está música, é porque eu também não estou por perto.
É uma paixão enorme.
Acho que supera a paixão da leitura.
Sem ler eu consigo estar, sem música não...nunca.
Sou uma consumidora compulsiva de sons musicais, isto, apesar de ser completamente destituída de todo e qualquer sentido musical.
No ciclo preparatório lembro-me distintamente de estar junto ao piano com a professora de música, a Dª Teresinha Calado, a fazer escalas musicais e de ter dito, na cara da pobre Senhora um "Eu não gosto disto". E recordo-me também que nas aulas de Educação Musical se faziam umas coisas que eram os ditados rítmicos, que eu odiava, e que fazia assim ao calhas porque sou dura de ouvido...e confesso, também, que de muito me valeu o Tony, parceiro de cadeira, que tinha veia para a coisa e me deixava copiar, por ele, os ditos ditados.
Por sorte, sabedoria alheia ou ainda porque a minha Mãe era professora e ficava mal a filha da Rosa ter más notas.....o certo é que sempre tive quatro à disciplina.
Mas continuo sem distinguir um Dó de um Ré.
Apesar disso eu sei reconhecer uma música aos primeiros acordes e fico possessa se não me recordo de imediato qual é.
Da mesma forma que posso andar dias, semanas, meses ou anos à procura daquela música que ouvi em tal sítio e que gostei tanto e que quero ter à mão de semear para ouvir quando me aprouver.
Da mesma forma, também, que posso ouvir milhentas vezes a mesma música que não me canso....e tenho períodos da minha vida que associo a esta ou aquela música porque na altura eu a ouvia e ouvia e repetia vezes sem conta...no tempo das cassetes a coisa era complicada, porque eu acabava com a fita das ditas de tanto repetir.....agora? na época do cd e do repeat automático......já não acontece tanto....mas de quando em vez surgem cd's riscados de tanto tocar a mesma música!
Sabe-me bem ouvir música alta de dia (alta não é bem o termo...é mais aos berros) e baixinha, baixinha de noite.
É a primeira coisa que faço de manhã...ligar o rádio, mesmo antes de pôr os óculos...e sabe Deus como sou míope!
E é a última coisa que faço depois de me deitar...desligar o som.
A música acompanha-me, transmite-me emoções.
Tenho músicas que escolho quando estou alegre e me reforçam a energia.
Tenho músicas que ponho a tocar quando preciso de tranquilidade.
Tenho músicas que adoro mas me põem depressiva e outras há que me põem o astral em cima quando preciso.
Tenho músicas.....muitas!
Esta que aqui toca enche-me as medidas.
Adoro-a.
Acho-a linda...não propriamente nesta versão que não gosto muito...mas não consegui arranjar uma melhor para aqui pôr.
Tem o condão de me pôr tranquila e serena.
Ouço-a ao lusco fusco, geralmente nos Domingos de Verão, com a janela aberta de par em par, quando ando no quintal a arranjar isto ou aquilo e me preparo para o dia seguinte......a 2ª feira...e o malvado trabalho.
Hoje é Domingo... :)

6 comentários:

Calais Pedro Family disse...

Fartei-me de rir com este teu post, pois identifiquei-me completamente contigo e com as aulas de musica. Eu era pessima nessa coisa dos ditados e da organizacao de sons do mais baixo ao mais alto. Uma veza D. Teresinha deu-me umas 4 ou 5 hipoteses para ver se "acertava" e acho que a ultima la me safei. Ai, que coisa mais chata e para a qual o jeito era nenhum.
Beijinhos da Joao

Kika disse...

Ois João,

Um sorriso para ti.
Tambem tu tiveste a Dª Teresinha como professora de música?
Não sabia!
Pelo vistos partilhamos professora e "jeito" para a coisa...não por culpa da Srª coitada, porque até era bem conceituada.....era tida como a melhor professora de música da escola...mas quando o "talento" natural não abunda...por muito boa que seja...saem coisas destas (referindo-me a mim como aluna, claro!)


Bj

ANDARILHO disse...

A cada post que passa eu acho que tu te superas. Lindo este. Amei tudo desde a música à escrita, que está em perfeita sintonia com a música.

Vê lá tu como as coisas são. Então não é que eu adorava as aulas da D. Teresinha? O que eu adorava aqueles ditados... Adorava porque sabia aquilo tudo! Agora vê tu bem a incoerência. Eu, que delirava com aquilo, não percebo nada de música. Estou sempre nas tuas mãos no que à música diz respeito.

Bjs.

P.S. Já te disse que estou apaixonado pela minha Maria?

Anónimo disse...

Pois é finalmente decidi visitar-te não foi por mal que o fiz só agora, também não foi por falta de interesse, nem sequer por "duvidar" das tuas capacidades informaticas para criar e manter um blog :P (pronto consegui logo difamar-te na primeira frase)

É mesmo a minha maneira de ser "desligado" de que tu tanto te queixas... :(

Podias tambem pensar que era por duvidar dos teus dotes de escrita o que não é o caso, tinha a noção que escrevias bem o que não sabia era tudo aquilo que conseguias transmitir desta forma.
Li o blog todo do primeiro ao ultimo post. É estranho estar a ler e sentir-te aqui ao meu lado como se estivessemos a conversar. Também é estranho conseguir reconhecer-te e "ler-te"( a ti não ao texto ) através daquilo que escreves. Quando digo estranho quero dizer bom que por sua vez significa que adorei ler-te ( desta vez o texto, que grande confusão que aqui vai...).

Beijo grande mana ( já me deves estar a chamar nomes com esta do mana :)) vou ouvir Ryuichi e ver se durmo

P.S. - Apesar de ler tanto como tu não presto mesmo nenhuma atenção ao que escrevo por isso não ligues aos erros e afins

P.P.S. - Acho que nunca to disse mas adoro-te mesmo que não o demonstre e tenho todo o orgulho do mundo em ti e em quem és e não é por seres minha irmã.

Kika disse...

Andarilho...
Uma piscadela de olho...com umas pestanas mal amanhadas.
Pode ser?

Agora..........vê tu bem a coisa: Pessoas há que sem talento artístico tem a sensibilidade e o gosto...(modestinha!!!!!!!!!)
outras há que com talento o desperdiçam!

Já viste o quão musical andas?
E que este "andar na minha mão" em termos musicais no fundo é uma falta de atenção tua a um gosto que existe em ti?

Sintoniza-te!

Bj

Kika disse...

Mano....

Palavra horrível que designa aquilo que, em termos de parentesco familiar, és em relação a mim.
Pode também ser considerado um termo evocativo deste tipo de parentesco na sua vertente mais popular. Coisa que tendo eu quase sangue azul....não aturo!
Em suma....um horror.
Mas também não gosto de te ver como irmão.
Até porque...não és um irmão....és o MEU IRMÃO!
Pessoa muito, mas muito importante para mim!
Só o que faltava seres o meu mano! Ele há cada uma!
E estando contida neste comentário, para que não se torne este espaço uma troca de galhardetes com sentido mas sem que tenha a grandeza que considero ter a nossa relação...faz-me um favor...agradece aos senhores teus Pais, por mim, a tua existência na minha vida.

E sente um beijo grande, grande, daqueles que a minha timidez inata nunca te mostrou mas que sabes sempre serem minha intenção aplicar-te.

BEIJO!