quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Pode?

Adorei ler o "Equador" do Miguel Sousa Tavares.
Já não me recordo bem mas acho que devorei o livro em três ou quatro dias.
Lembro-me de estar assim como que possuída por uma transe compulsiva para o ler.
Uma febre!
E acabei por lê-lo de supetão.
Sempre a travar-me para não ler depressa demais e em ânsias porque inevitavalmente as páginas eram cada vez menos e o livro iria terminar.
Não sei se foi o escritor que me conseguiu prender ao livro ou se eu estava para ai virada. Muitas vezes o nosso estado de espírito pode determinar a forma como apreciamos as coisas. No caso, eu adorei, amei o livro do princípio ao fim.
O novo livro do MST foi-me oferecido, no Natal, pela minha Mãe.
"Rio das Flores".
Guardei-o religiosamente à espera de uma altura em que tivesse disponibilidade para pegar nele.
Disponibilidade para que, se fosse possuída de igual febre como no anterior, tivesse tempo para me deleitar com o dito.
Rodiei-me de todos os cuidados.
A expectativa era enorme.
Antecipava o prazer de o ler ao mesmo tempo que temia que fosse uma desilusão. Sabia que a leitura deste livro podia afectar a memória do prazer que tive ao ler o outro.
Comecei a lê-lo.
E de mim para mim pensei...."uhmmmm, não sei não......parece-me que este não vai ser tão bom.....não faz mal...não estou a gostar muito mas vou dar crédito ao Senhor escritor...e depois se verá...se não gostar...paciência!".
Mas de repente o livro começou a prender-me e o tal frenesim da leitura voltou.
Começou a desenvolver-se a escrita e eu já encantada de novo com o que estava a ler.
Só que.....
Só que!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só que, já tomada pela febre da leitura, difícil, difícil de conseguir controlar, e não havendo antipirético que me valesse, me acontece uma desgraça enorme!
Então não é que o livro me salta da página 64 para a 97?
Assim, sem mais nem menos, tenho um livro amputado em 33 páginas!
Incrível...
Imagine-se....
Ao comprar-se um livro de 627 páginas é suposto que as traga todas e não que venha assim amputado. E como leitora não é suposto fazer intervalos.....
Estou em prantos.....de crocodilo claro.....mas em prantos da mesma forma.
Estou em ressaca de leitura desde Segunda-feira e só antevejo melhoria para a dita quando for trocar o livro à livraria...coisa que acontecera lá para Sábado. Que está a kilómetros de distância temporal, como se sabe....
Pode ser uma coisa destas?
Não pode!

11 comentários:

ANDARILHO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calais Pedro Family disse...

Isso nao se faz! Agora nao porem la as paginas todas. Aconteceu-me isso com o BI da Maria Filomena Monica e toca de reclamar para a editora via email e nao e que me mandarma uma copia gratis, sem eu nunca ter a original que era a da minha sogra? Fiquei felicissima e igualmente pasma.

ANDARILHO disse...

Que ENGRAÇAAAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

AS DUAS PALAVRAS QUE COMPÕEM O PARÁGRAFO ANTERIOR REFEREM-SE AO COMMENT RELATIVO AO CONTEÚDO DESTE POST. AGORA VEM UM COMMENT QUANTO À FORMA:

VÊ LÁ COMO TU ÉS!!!!!!!!!!!!!!! SABENDO TU QUE EU ESTOU NUMA FASE DA MINHA VIDA QUE NÃO VEJO BEM E SABENDO TAMBÉM QUE SÓ CONSIGO LER EM CONDIÇÕES AS COISAS ESCRITAS COM LETRAS MAIÚSCULAS, O QUE FAZES TU??? ESCREVES TUDO COM LETRAS PEQUENINAS SÓ PARA QUE EU NÃO CONSIGA LER EM CONDIÇÕES... LAMENTO É INFORMAR-TE QUE NÃO ATINGISTE OS TEUS OBJECTIVOS. É QUE EU QUANDO QUERO, DÊ POR ONDE DER, ARRANJO MANEIRA DE ME DESENRRASCAR E CONSEGUI LER. AGORA TENHO É QUE GASTAR O FRASCO DE LÁGRIMAS ARTIFICIAIS, MAS ISSO PRONTO, OPORTUNAMENTE TRANSFERES PARA A MINHA CONTA DA CGD O VALOR EM QUESTÃO.

(ok, gostei do que li, está bem pronto, adorei!!!!!!!! Também estavas farta de saber que ia gostar.)

Bjs

P.S. Com saudades do meu P.S?????? poisssssssssssssssssss. Sabes, estou apaixonado pela MINHA M!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SRRAJ disse...

Que coincidência andarmos a ler as duas o mesmo livro ...
Bj

Kika disse...

Olá João,

Nunca me tinha acontecido tal coisa e espero que não me volte a acontecer. Estava mesmo em fase de encantamento e foi como um balde de água fria.

Foi relativamente fácil trocarem-mo. Mas já sonhava em quinhentos argumentos para levar a coisa a bom porto face aos inúmeros obstáculos que imaginei que me iriam colocar para o trocar.

E sim, em última análise socorria-me da editora ou até do próprio autor. Este não haveria de querer a sua obra assim tratada ou uma leitora dedicada impedida de lhe ler a obra e poria, do seu próprio bolso, um exemplar nas minhas mãos!

Para ser reposta a justiça, isto porque os danos morais ninguém mos tira.....:)

Bj

Kika disse...

Caro Andarilho,

Começo com uma nota prévia. Se comentou....comentou....não vai depois tirar o comentário, porque deu erros de português. Assuma-os, como eu faço(com ataques de falta de ar).

Quanto ao demais...pois...eu sabia...

Estando tu em período de convalescença não me passou pela cabeça que viesses à net...e ainda assim não és tu que tens um ecrãn panorâmico? Porque não esperaste para te actualizares em casa...até lias melhor!
Resumindo e concluindo, declino todo e qualquer dano provocado pela leitura deste post.
Presente ou futuro.
As melhoras!
Cumprimentos à tua M!


Bj

Kika disse...

Olás Sraj,

Não se se vais muito adiantada. Eu estava num momento importante do livro.
Estás a gostar?

Bj

ANDARILHO disse...

Fiquei para morrer!
Quem lê a tua resposta pensará que são erros de Português da pior estirpe e no fim não são nada. Sincero como sou, até vou dizer quais eram:
- o primeiro erro não me lembro onde era mas consistia na falta de uma letra no meio de uma palavra;
- na parte que estava entre parênteses, em vez de "está bem", tinha escrito "também".

Não esquecendo que, como tu reconheces, eu estava em convalescença, logo não via muito bem o que escrevia.

Assunto encerrado.

SRRAJ disse...

Oi Kika,
hoje mimei-me com um luxo raríssimo: uma tarde inteira de leitura.
Por outras palavras, acabei o livro. Gostei da história, mas não do final.
Quando acabares de o ler, depois trocamos opiniões.
Bj
Sandra

Kika disse...

Caro Andarilho,

Não querendo eternizar o assunto em multiplos comentários, que no fundo não acrescentam nada ao assunto, mas não resistindo a questionar o assunto encerrado...sim de facto está...neste momento.

:)

Bj

Kika disse...

:)Srraj,

Foste uma gulosa, mas fizeste bem...é mesmo um luxo passar uma tarde a ler.
Fazia isso.......na adolescência!
Quem dera!
Quanto ao livro....está a andar...vamos ver. E caso idêntico, também no Equador, não gostei do final embora achasse que estava coerente com a história.
Depois direi...

Bj