domingo, 10 de janeiro de 2010

Balanço

A análise que entendo ser necessária antes de me aprestar a definir objectivos e propósitos para o ano de 2010.  Tem  o objetivo de me fazer refletir sobre o que se passou, o que decididamente não se passou e aquilo que se poderia ter passado, no decorrer do meu 2009. 

Pode dizer-se que  foi um ano que não ficou para a história da minha vida por qualquer razão especial.  Aliás a expectativa era mesmo essa quando dei por mim, em Janeiro, a escrever as minhas ambições para o ano que começava nessa altura. E se tinha propósitos altamente específicos para cumprir, como a compra de um chapéu, outros havia  que mais não eram que o pegar numa data de pontas soltas e de desejos que tinha desde há muito e que achei por bem realizar.

O meu ano de 2009 foi pois um ano de pousio. Um compasso de espera. Um fortalecimento meu e um ajustar de contas aqui por dentro. Sinto que cresci imenso e que o meu olhar sobre tanta coisa se modificou. Ganhei tranquilidade. O sorriso esteve mais presente como pretendia. O stress, o maldito stress, que me atormenta, foi maior que nunca, mas acho que consegui contorná-lo e achar momentos anti stress que contrabalançaram  com os de stress absoluto e os anularam.

Adorei voltar a estudar. É prazer supremo, para mim,  o aprender, seja o que for, e não tarda estou metida em trabalhos desses novamente. Ficou o bichinho cá dentro. Adorei!

Não cumpri com os relatórios mensais, trimestrais e semestrais  que tinha prometido a mim própria vir aqui escrever. Cansei! Fi-los, é verdade, mas só para o meu umbigo, poupando assim o mundo aos meus devaneios.

Comprei um chapéu, sim senhora, e passeei-o imensamente pela praia. Um gosto. Sei que fui chamada de cagona, mas quero lá saber…!

Viajei imenso. Tanto que me fartei de aviões e aeroportos. Pela primeira vez fui para fora sozinha. All by myself. Gostei. Amei até. Vi o mundo como não veria se estivesse acompanhada. Ganhei algo. Perdi também. Porque o viajar ou qualquer outra coisa que se faça é boa. Mas melhor ainda será se for com companhia.

Não fiz voluntariado como queria.  Não consegui descobrir o como. Eu sei que parece mentira , mas não consegui. Continua em projecto.

Fiz um curso de fotografia que vou repetir  logo que possa e de uma forma  muito mais aprofundada,  porque amei o assunto.

A decisão de fundo que tinha para fazer ficou adiada. Não por falta minha. Não se pode até considerar que foi um objectivo não concretizado. A meio do ano  surgiu-me algo, ainda em projecto,  mas que me vai revolucionar a vida de alto a baixo. E não me permite, por ora, enveredar por esse caminho. Mas não está esquecido. Voltarei à carga com ele.

Cumpri o planning que tinha. Pelos  visto muito religiosamente. Traço de caracter meu, sem dúvida. O cumprir. Mas o imprevisto também me é agradável. E os  imprevistos não surgiram no meu 2009.  Por sorte os maus estiveram 2009[1]ausentes. Deliberadamente e por escolha minha, se assim o posso dizer, e ter tal presunção, os bons também não.

Gostei do 2009. Aparentemente ensonso consegui retirar dele o que queria.

Venha 2010!

Sem comentários: