sexta-feira, 25 de abril de 2008

Saudades

É uma palavra bem portuguesa esta da "Saudade".
A sua tradução para qualquer outra língua é extremamente difícil.
É impossível sintetizar tudo aquilo que ela quer dizer, tudo aquilo que nos transmite e o tanto que contém, em qualquer outro idioma.
Dizem os senhores da Wikipédia que é uma palavra especialmente complexa.
Até eles, coitados, se vêm em palpos de aranha para a explicar.
A transcrição mais óbvia das óbvias é para o inglês e o seu "Miss you".... mas.....é tão ligeirinho quando comparado com saudade, tão destituído de sentir....
Saudade não tem par.
Saudade é uma palavra que faz sentir e que transmite sentir.
É cheia de significados.
Pode ser encarada como uma palavra depressiva mas eu não a vejo assim.
É sinal de viver.
De viveres felizes.
De partilhas com pessoas que gostamos.
De momentos.
De prazeres.
Só temos saudades de coisas boas.
Antigamente não gostava dela tão somente porque não a entendia.
Agora é uma das minhas preferidas.
Transmite-me muito bem estar.
Adoro ter saudades.
De tudo.
E neste momento estou cheiaaaaaa de saudades.
É tão bom!

5 comentários:

SRRAJ disse...

"Saudade é a presença da ausência." Li isto algures e não mais o esqueci. Adoptei esta frase como a "minha" definição de saudade. E a saudade neste sentido, deixa-me triste.
Beijo
Sandra

ANDARILHO disse...

Não concordo! Nem sempre eu adoro ter saudades. É bom ter saudades quando se sabe a médio-curto prazo quando elas terminam. Quando se sabe que não vão terminar, concordo com a Sandra quando diz que a deixam triste.
Tenho saudades!! :(
Bj

José Norton disse...

Gostei do seu texto sobre as saudades. Eu diria que as saudades sao tao melhores quanto nos estivermos de bem com o passado.
Aproveito para lhe dizer que respondi ao seu comentario no meu blogue

Kika disse...

Srraj e Andarilho,

Compreendo o que dizem, mas não concordo.
Saudade nunca é triste, não pode ser triste, senão não é saudade, é desgosto.

Kika disse...

José,

Partilho do seu ponto de vista sobre a saudade.
Obrigado.