quinta-feira, 30 de junho de 2022

Dose

Gosto de trabalhar. 
Sandice dita da boca para fora, quem gosta de trabalhar?
Ninguém. 
Penso que não é bem assim e que todos nós, em maior ou menor grau, gostamos de trabalhar. 
Eu estarei talvez naqueles que gostam de trabalhar no sentido mais literal do termo. 
Gosto. 
Pode dizer-se que tiro do trabalho verdadeiro prazer e que me sinto realizada. 
Claro que todos os dias há minudências que me fazem dizer o contrário. 
Tarefas que abomino e que me são penosas. 
Mas no fundo e fazendo o balanço de coisas boas e más, o saldo é largamente positivo. 
Esta conclusão vem de um TPC que me foi passado e onde deveria elencar o que gosto de fazer, aquilo que me dá retorno e as coisas que não gosto de fazer e que me retiram satisfação no dia-a-dia. 
Feita a análise e devidamente ponderada a dita cuja, deveria encher os meus dias com coisas que gosto de fazer e esvazia-los de coisas que não gosto. Isto, numa proporção adequada para me manter em equilíbrio entre obrigação e devoção. 
Chegada a concretizar a dita listinha, reparo que na coluna das coisas que gosto de fazer está "o trabalhar". 
Logo na lista dos gostos está uma coisa que se consideraria ser a antítese daquilo que o exercício pretenderia. Recriminei-me...como é possível que tenha feito tal!
Aliás, o exercício resultava do facto de eu achar que me esgotava toda no trabalho e de o considerar como a fonte mais importante do meu mau-estar diário. 
Impensável pois que pudesse sequer constar na coluna dos gostos!
Reavaliei. 
Mantive o gosto. 
E percebi que o que está mal é a dose. 
A dose de trabalho que é completamente desproporcionada na receita que compõe o meu dia. 
E aquilo que se poderia dizer "Use a gosto",  não é bem assim. 
Tem limite, dose q.b. 
Posto isto louve-se a capacidade de analisar. 
Negligencie-se a cegueira  em vigor até  enxergar o obvio. 
Que o excesso é nefasto. 
Evidencie-se a clarividência do raciocínio. 
Espere-se que tanto conhecimento se transforme em sabedoria. 
E que a sabedoria se transforme em prática diária. 










 

Sem comentários: