terça-feira, 18 de novembro de 2008

Honestidade

Por muito que se pense, se julgue saber, se enumere ou até se escrevam as características que gostaríamos de ver numa possível futura cara metade,  o certo é que quando bate o gosto, o sentimento,  todas as listinhas feitas, todos os pré-requisitos anteriormente definidos,  se desvanecem no ar. E muitas vezes  a pessoa mais rigorosa na aplicação destes critérios, acaba por se ligar a alguém que nada tem a ver com o que “desejava”, mas cujas características enchem as suas medidas. Aquelas com que nem  se sonhava gostar.

Coisas que por mais explicações e racionalizações que se arranjem não existe nada que as justifique.

Como é obvio, não sou imune a estes elencares de qualidades e defeitos que espero encontrar num mais que tudo. Nunca os  passei para o papel, mas na minha cabeça existe um perfil, mais ou menos bem definido, sobre o assunto. Já foi aplicado, e se algumas quesitos estavam cumpridos, outros não estavam de todo em todo, e alguns até eram coisas que eu jurava, a pés juntos, não serem compatíveis com o meu modo de ser e estar.

Para que se veja o ridículo destes “quereres”. Têm razão de ser, mas no fundo não passam de um exercício, um bocadinho fútil e muitas vezes completamente estéril e desprovido de senso. Quantos vezes não se sonha com uma pessoa com características  de personalidade completamente antagônicas?

Mas pensando mais profundamente sobre o assunto, fiquei com a minha lista reduzida a um item. Os outros são importantes, mas este é fundamental. Para mim.

Descobri que a primeira de todas as características a avaliar, a mais importante de todas, aquela da qual não prescindo, aquela cuja falta apodrece e mina toda uma relação,  é a honestidade do outro. E a todos os níveis.

Tudo o resto é secundário e relativo .

9 comentários:

just me disse...

Também acredito que é o principal requisito necessário nesse espécime... tudo o resto vem por acréscimo...
Boa sorte na tua "busca"...pois qualidades dessas tornam-se cada vez mais raras no sexo oposto!
Bjs

Tangerina disse...

"Aquelas com que nem se sonhava gostar"


(Gostei, gostei!)


Bj Citrus:)

SRRAJ disse...

Honestidade acima de tudo. Um único pré-requisito. Umzinho, mas tão difícil de encontrar...
Beijo

Kika disse...

Just me!
Olás!

Especimes e generos à parte, acho que é mesmo a caracteristica cuja falta (mais ou menos grave, mais ou menos selectiva e só surgindo em determinadas situações), torna impossível o proseguimento de qualquer relação interpessoal.


Quanto à busca...nada disso!
Não busco!
Reflito sobre a matéria, tão só!

Beijos!

Ps: Posso encomendar um postezinho no teu blogue? Posso?
Obrigados!

Kika disse...

Tangerina,

Sorriso grande quando li.

Beijo.

Kika disse...

SRRAJ,

Olás!

Não devia ser assim, pois não?
Toda a gente devia ser honesta. E se não fosse, pelo menos que a desonestidade não prejudicasse terceiros.
Mas isto sou eu a ver o mundo cor-de-rosa, com certeza.

Beijo!

peter_pina disse...

honestidade..., hum com o outro ou comigo mesmo?

poderei estar a ser honesto comigo ainda k o outro se souber a verdade acredite k nao o estou a ser com ele..., hum ultimamente tb ponho em causa esse rekisito!

pp

mfc disse...

É sem dúvida um bom ponto de partida.

Kika disse...

pedropina,

Olá!

Ainda que todos os conceitos possam ser relativos e diferentemente aplicados e interpretados, aqui refiro a honestidade no seu sentido estrito e absoluto. Sem mas, talvez ou ses.
E de facto, o principio começa na nossa honestidade para com o nosso umbigo. Desde que esta exista não vejo como possamos ser considerados desonestos.

Mas sim, comprendo o que escreveste.

Beijo.


MFC....

:)

Para mim é "o" principio.

Ps: Adoro o pé de meia!