sábado, 26 de dezembro de 2009

O depois

O depois da festa. Aquele momento em que a poeira baixa e somos chamados, por força das circunstâncias, à realidade.  Acontece-me quando regresso à minha casa depois da noite de Natal e da costumeira troca de presentes. Ao meter a chave à porta, carregada de coisas novas. Invariavelmente, ocorre-me  o pensamento:

“Acabou.”

“Que pena.”

“Só para o ano volta a acontecer.

“Porque tem de ser assim?”

O sentimento que me acompanha é de tristeza. Não profunda, claro.  No entanto,  fica-me  um sabor algo amargo pelo que vivi e que infelizmente só passado um ano se  poderá repetir.

O meu  lamento nada tem a ver com as prendas. As dadas e as recebidas.  Se foram boas ou más.  Se pecaram por excesso ou por defeito. Acho até que estas  são considerações irrelevantes para se terem.

A noite de Natal vive, para mim,  não das prendas,  mas sim do espirito reinante. Das boas vontades que se reúnem. Do genuíno prazer de estar com quem se gosta e de sentir que esse prazer é partilhado por quem connosco está.

Com a chegada à casa parece que se desvanece todo esse espirito. Que sou acordada para a realidade. Que a esperança, a alegria e o gosto que precedem o  Natal se esfuma, e ainda que não termine com as badaladas da meia noite, surge na manhã  do dia 25 já, de alguma forma,  transformado.

É a antítese de um sentir que me acompanha desde Outubro e que sinto acabar quando entro em casa.

Porque infelizmente podendo o Natal ser quando um Homem quiser isso não acontece. Por razões várias.   Mais ou menos relevantes.

Mas pode também pensar-se que se corre o risco de se banalizar algo que tem imenso significado e funciona como um carregar de pilhas para o ano que se segue. Coisa que não gostaria.

O meu Natal foi como o sonhei.

Pena ter acabado.

2 comentários:

mfc disse...

Há sempre algo que nos toca... talvez por ser apenas uma vez no ano!

Que tenhas um grande grande 2010 com tudo que desejas!
Toma um beijinho.

Kika disse...

mfc,


Obrigada! Segue um beijo daqui e a certeza de que o ano de 2010 vai ser uma arraso.