domingo, 22 de fevereiro de 2015

Lavar e durar


Tendo estado entretida a crescer para os lados durante todo o 2013, vi-me forçada a deixar de visitar o meu roupeiro em profundidade, sob pena de ter gravosos ataques de falta de auto estima ao verificar que a roupa não me servia. Restringi-me assim aquelas coisas que garantidamente sabia que me serviriam e claro, dei-me ao trabalho de comprar uma coisinhas para não andar tão infeliz. Poucas é certo, porque sabia que a questão seria transitória e porque sinceramente achava um desperdício comprar/gastar mais tendo o roupeiro cheio. 
Em 2014 estive entretida a recuperar a figura de 2012 e pude passear (quase) à vontade pelo roupeiro fora e descobrir a imensidão de roupa que tenho. Acho que comprei umas 6/7 coisas novas. 
E que teho eu? 
Coisas para lá do obsceno. 
E curiosamente tenho sempre a sensação, a cada estação que entra, que me falta uma peça ou outra. 
E falta. 
Mas o que tenho é osbceno. 
Se visto tudo o que tenho? 
Não, mas visto grande parte e mesmo fazendo uma selecção ainda teria muito. 
Esta conversa toda porque resolvi arrumar o roupeiro inteiro. E fiquei chocada com o que lá existe. 
E que eu nem tinha a noção. Só depois de ver o sortido de casacos todos em fila me apercebi que tenho casacos para mais 2 vidas. E quem diz casacos diz qualquer outra coisa…
Alguma da roupa tinha-me esquecido completamente que a tinha. Sendo que tenho boa memória…e que para eu gaste dinheiro é preciso fazer um requerimento. Mais grave ainda, porque de há 2/3 anos para cá ando propositadamente fora da rota das compras. E se vou para essas bandas, raramente trago alguma coisa para casa. Bem sei que a "disponibilidade" para gastar se alterou, mas mais do que isso, que sempre se arranjaria qualquer coisa se fosse o caso,  passei a encarar a roupa como um desperdício. Não me faz sentido comprar tendo em casa. Depois acho tudo imensamente caro e sinto-me incapaz de dar pipas de dinheiro por roupa (ou por qualquer outra coisa).  Um € 19,99 já me põe os nervos em franja! Compras, só nos Saldos e mesmo assim…só com um negócio imperdível. 
Como é obvio, sei como resolver o assunto, havendo tanta gente que pouco ou nada tem para vestir. No entanto a questão não é essa. Não sou de esbanjar, não tenho recursos ilimitados, não sou distraída, tenho bem noção do que faço, sou totalmente contra o desperdício, mas ainda assim acumulei uma colecção imensa. Como é possível? 
E mesmo com tantos cuidados e cautelas, estou afogada em artigos vários. Que estão para lavar e durar. 
E que me impedem de voltar a comprar seja o que for, pelo período mínimo de 5 anos, muito provavelmente.

Sem comentários: